Conselheiros e Diretoria

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Rachel Coser 
Estudou dança no Rio de Janeiro dos 9 aos 20 anos com grandes mestres do Balé Clássico e do Jazz, além da Alvin Ailey Dance School em New York/USA. Administradora de Empresas formada pela Fairleigh Dickinson University, New Jersey/USA, com especialização em finanças e comércio exterior. É conselheira de Administração Coimex Participações e Empreendimentos Ltda. Com ampla experiência no terceiro setor, onde atua desde 1999. Atuou como conselheira no movimento Espírito Santo em Ação, para o comitê de educação e no Cores; e como articuladora para o Instituto Ethos/ES. Ocupou a presidência da Associação Comunitária Espírito Santo por seis anos onde reestruturou os programas sociais garantindo bolsas de estudo aos alunos do programa Pequenos Talentos nas principais companhias de baile internacionais e onde formou a Cia. Jovem de Ballet Pequenos Talentos. Foi responsável pelo projeto de estruturação da Camerata do Espírito Santo que em 2008 foi incorporada pelo SESI. Desde 2000 é conselheira da FOCO, Fundação Otacílio Coser. Vice Presidente da APF, Associação Paulista de Fundações, desde 2015.

Vice-Presidente

Maria do Carmo A. Sodré Mineiro
Sócia Diretora das Fazendas Sant’Anna Ltda; Sócia Diretora da C&J Serviços Empresariais e Participações SA; Sócia da Ouro Preto Participações S.A e da Recepta Biopharma. Atua como consultora agropecuária na Pardinho Artesanal. É sócia fundadora da ArteSol-Artesanato Solidário onde autou como Presidente do Conselho Diretor, membro do Conselho Fiscal e atualmente no Comitê Consultivo Benemérito. É associada na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) desde 2004, integrando o Conselho de Administração e os Comitês de Captação e Marketing e de Nomeação, neste último como Coordenadora. É Conselheira na Aliança Francesa desde 2016, na qual exerce o segundo mandato como Vice-Presidente da Diretoria. É membro do Conselho Consultivo da Associação Cultura Artística, desde 2018, e também membro associada do Grupo Mulheres do Brasil, desde 2015. Na Associação Pró-Dança, gestora da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, é sócia fundadora desde 2009, atuando como membro do Conselho Consultivo (2017 a 2023) e do Conselho de Administração (2009 a 2017, retornando em 2023). Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração.

MEMBROS

Adriana Celi  
É coordenadora de Área dos Cursos Livres e de Extensão Cultural da São Paulo Escola de Dança. Gestora Cultural, artista da dança e pesquisadora. Mestre em Arte-educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Graduada em Educação Física pela FEFISA, em Pedagogia e pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela FMU, Linguagens da Arte pela USP e Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha) por meio da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais em cooperação com o Itaú Cultural. É pesquisadora no grupo de Estudos, Abordagens e Metodologias sobre Educação, Arte e Dança, do IA UNESP. Formada em Balé Clássico pela Pássaro de Fogo tendo estudado também na Escola Municipal de Bailado de São Paulo. Ganhou prêmios importantes como coreógrafa e bailarina em diversos festivais. Atuou como Diretora de Cultura na Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri, responsável pelos Departamentos de Oficinas Culturais e Ações de Fomento e Projetos de 2013 a 2016. Foi responsável pela elaboração e implantação dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional em Artes (Cursos FIC), bem como a implantação da Casa do Ler. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Barueri, atuando como Coordenadora Geral do Processo de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e a implementação do Sistema Municipal de Cultura. Atuou como diretora da Oficina Cultural Contemporânea de Barueri de 2002 a 2016. Presidente fundadora do Instituto Cultural Artevida.

Alexandra Olivares de De Viana
Ampla experiência como executiva de Recursos Humanos e em consultoria para o desenvolvimento da função de RH Estratégico, desenho organizacional, papéis e responsabilidades, modelo de gestão de performance, desenvolvimento de habilidades de liderança e formação de equipes. Docente de Pós-Graduação em Neurociência Aplicada ao Desenvolvimento de Liderança e RH em faculdades e organizações como o Supremo Tribunal Federal, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e IPOG. Formada em Ciências Contábeis e Finanças na UCAB, Venezuela, Mestre em Administração de Empresas na ESADE, Espanha e Especialista em Neurociência Aplicada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, Brasil. Coach Executiva credenciada pela International Coach Federation(ICF). Certificada pela Columbia Business School no Programa de Ciências Comportamentais Aplicadas nas Organizações e pela Saint Paul Business School no Programa de Formação de Conselheiras de Administração.

Dilma Souza Campos
Fundadora e CEO da Outra Praia, uma Boutique de Criatividade Estratégica, na área de comunicação focada em ESG. Iniciou sua carreira como bailarina e passou por grandes agências brasileiras, percorrendo diversas áreas como: direção artística, direção de produção e planejamento apresentando em sua formação, MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Conselheira da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e da Sollum Capital, Winning Women 2016 da EY, Influenciadora e Mentora da Rede Mulher Empreendedora, TEDx Speaker, Facilitadora do programa do Google Women Will – Cresça com o Google, Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura como coautora do livro Publicidade Antirracista, Participante do Projeto Conselheira C101 e Mentora fixa do programa O Plano é Esse no canal Multishow.

Eduardo Toledo Mesquita
Empreendedor, especialista em desenvolvimento de comunidades e tecnologias de redes. Tem mais de 20 anos de experiência na construção de comunidades, sendo pioneiro na introdução do conceito de ALUMNI no Brasil. Com formação em comunicação pela ESPM, História pela USP  e especialização em desenvolvimento de negócios pela Concordia Montreal, no Canadá, Eduardo Mesquita lidera hoje a QUICKBLUE, aceleradora de pessoas e a ALUMNI HUB, organização que implementa projetos e tecnologias de retroalimentação de ex alunos em instituições de ensino e é sócio do MyVillaApp, startup de tecnologia que promove a integração de moradores de condomínios e ruas em grandes centros urbanos.

Elisa Marsiaj Gomes
Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, em Artes pela Central Saint Martins College of Art and Design (Londres), e pós-graduada em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2003 dedica-se ao vídeo e à fotografia. Como parte do mestrado na Saint Martins, passou um período na Helsinki University of Art and Design, Finlândia, onde codirigiu o vídeo Oi Amor! (2003). Desenvolveu vídeos cenográficos para os espetáculos Sonho de um Homem Ridículo (2005) e Ricardo III (2006), ambos dirigidos por Roberto Lage.

Eugênia Gorini Esmeraldo
Com formação em Jornalismo (UFRGS), é mestre em História da Arte pela Unicamp e Museóloga. Foi  coordenadora de intercâmbio do MASP, onde também realizou várias curadorias de exposições, sempre abordando a coleção do museu. Tem artigos publicados e traduziu a biografia de Pietro Maria Bardi. Faz parte do Conselho do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, cuja sede é a Casa de Vidro, ex-residência do casal Bardi.

Fernando José de Almeida
Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1970), Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação pela PUC/SP (1977 e 1984), onde leciona, como professor titular, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutorado realizado em Lyon/França, no IRPEACS, em 1986-1987. Suas pesquisas se desenvolveram na área de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aprendizagem e políticas públicas. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC (1992-1995). Secretário Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (2001-2002). Participou de Programa de formação de Mestres e Doutores em Educação em Moçambique entre 1999-2006. Vice-Presidente da Fundação Padre Anchieta – Rádios e TV Educativas SP, e seu Diretor de Educação (2007-2013). Diretor de avaliação, currículo e formação – COPED – da Secretaria de Educação Municipal da Cidade de São Paulo. Foi diretor Nacional do SESC nas áreas de Educação e Cultura (2017). É Membro do conselho do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol. É membro honorário da Academia Paulista de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, ensino-aprendizagem, informática e formação de professores.

George “Benson” Acohamo
Sócio e CEO do BSN Creative Studio, estúdio criativo especializado em Branding, Design e Construção de marcas. Sua carreira começou no Zip.Net e depois de passagens pela TV Globo e agências como Africa, FBiz, DPZ e Loducca, foi VP de Marketing da Paramaker, sociedade de Felipe Neto e da Maker Studios_MCN da Disney. Na sequência foi Head para Brasil e América Latina da ad2games, empresa de marketing especializada em games do grupo alemão Hitfox. Na sequência, fundou o BSN Creative Studio, boutique criativa focada em branding e design. Hoje, além de liderar o trabalho criativo do BSN, é Diretor Executivo da DAS IDEIA, startup de Comunicação.

José Fernando Perez
Engenheiro Eletrônico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em Física Teórica pela Escola Politécnica de Zurique, Professor Titular de Física Matemática da Universidade de São Paulo. Como Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por mais de onze anos, foi responsável pela concepção e lançamento de importantes programas científicos e tecnológicos tais como Genoma e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE). Este reconhecimento é internacional e está registrado, entre outros, no periódico Nature (Editorial, junho de 2000), no jornal The New York Times (1° de maio de 2001) e na revista The Economist (julho de 2000).

Luciano Cury
É graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989). Multimídia, designer premiado nas Bienais de 1998 e 2000 e BDA International em 2002 e 2016; diretor cinematográfico, documentarista e executivo de televisão. Participou da criação e implantação de inúmeras plataformas do segmento audiovisual. Foi diretor de criação do Grupo Bandeirantes de Comunicação e diretor de conteúdo do canal Arte1.

Maria Cristina Frias
Maria Cristina Frias é sócia do Grupo Folha. Jornalista, estudou filosofia na Universidade de São Paulo, além de psicologia e jornalismo na Pontifícia Universidade Católica. Tem MBA em finanças pelo Ibmec (Insper). Foi repórter na Folha de S. Paulo, Redação na qual exerceu várias funções, entre elas a de diretora Redação, na TV Globo e SBT, além de comentarista de economia no Grupo Band.

Milton Coatti Filho
É Professor, Bailarino, Ensaiador e Coreógrafo. Iniciou seus estudos de dança em 1997. Atualmente é Gerente de Ensaio da Associação Pró-Dança / São Paulo Companhia de Dança, onde também atua como Professor e Ensaiador. Foi também bailarino da SPCD (2008-2012). Como coreógrafo, destaque para as obras criadas especialmente para a Companhia desde 2018, como Mira, Nuvens e Schumann ou Os Amores do Poeta.

Mônica Orcioli
Mônica Orcioli é Presidente dos Conselhos das Universidades Anhembi Morumbi e São Judas, onde anteriormente exerceu as funções de CEO e Reitora. É membro do Conselho Consultivo da AACD. Membro das organizações WCD, WeoB e PDEC, que promovem a diversidade e a inclusão em conselhos de Administração.
Com experiência em mercados de consumo, serviços, varejo, moda e educação atuou como CEO ou Diretora Geral nas empresas Swarovski, Missoni, Natuzzi, DuPont Lycra* e Aliansce Shopping Centers (Shopping Leblon).
Graduada em Marketing pela ESPM possui MBA pela University of Pittsburgh. Cursos de extensão na Harvard Business School, Stanford University, Singularity University, Hult Business School e IBGC. Certificada em Risco Cibernético, Risco de Governança pelo DCRO Institute e Comitê de Auditoria pela HBS. Bailarina clássica certificada pela Royal Academy of Dance.

Priscilla Zogbi
Co-fundadora da Estrear Strategic Growth Advisor. Mais de 20 anos construindo marcas, instituições, serviços a negócios, consumidores ou entidades não-governamentais, no Brasil ou nos EUA. Fundou e liderou por 5 anos o centro de pesquisas para América Latina de Harvard Business School. Na educação luta por inovação, inclusão e diversidade. Dançou dos 6 aos 21 anos e quando em Nova York foi apoiadora do Museu de Arte Moderna, Museu de História Natural e do Lincoln Center. Priscilla fez MBA na Harvard Business School classe de 2004 e foi graduada pela ESPM em comunicação social em 1996. Mais recentemente fez cursos de governança corporativa tanto nos EUA (2017) quanto no Brasil (2019).

Ricardo Campos Caiuby Ariani
Advogado formado pela Universidade de São Paulo, com cursos de especialização e aperfeiçoamento em administração, recursos humanos, liderança e mediação nas instituições FGV-SP, Harvard Business School, Harvard Law School, Stanford – Executive Education. Trabalhou como executivo em empresas públicas e privadas por vários anos; por 15 anos foi CEO de TozziniFreire Advogados. Atualmente, atua como consultor e participa de conselhos em empresas e organizações não governamentais.

Rodolfo Villela Marino
Administrador formado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), onde também cursou doutorado em Administração Pública e Governo (não concluído). Mestre em Economia e Filosofia e em Estudos do Desenvolvimento pela London School of Economics (LSE). É diretor vice-presidente e membro efetivo do Conselho de Administração e do Comitê de Divulgação e Negociação da Itaúsa– Investimentos Itaú, conselheiro de administração das empresas Dexco (onde também atua nos conselhos de Comitê de Pessoas, de Governança e Nomeação, além de integrar o Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos e ser presidente do Comitê de Sustentabilidade), Alpargatas (onde também é membro do Comitê de Estratégia e de Gente e do Comitê de Auditoria (Estatutário)) e Aegea e membro-suplente da Copagaz – Distribuidora de Gás. Foi consultor do Governo Federal e Banco Mundial. É também membro dos Conselhos de Administração do Instituto Itaú Cultural, Instituto Unibanco, IEDI – Instituto para Estudos do Desenvolvimento Industrial, Todavia Editora de Livros S.A. e Tempo Livre PTE LTD; do Conselho Curador da Fundação Itaú para a Educação e Cultura; do Conselho de Governança do Todos Pela Educação; dos Conselhos Consultivos da Associação Sociedade de Cultura Artística, Instituto PDR (onde também atua como membro do Conselho Fiscal) e IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores; do Conselho Fiscal do Instituto Yandeh. É ainda associado do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e do YPO – Young Presidents’ Organization.

Wilton de Souza Ormundo 
Educador e autor de livros didáticos com trajetória acadêmica que passa por um duplo bacharelado em Linguística e Língua Portuguesa, por uma licenciatura em Educação e por um mestrado em Literatura Brasileira (pela Faculdade de Letras, Ciências Humanas e Filosofia da Universidade de São Paulo), além de ter formação como CEO (pela Fundação Getúlio Vargas). É Diretor Pedagógico-Geral da Escola Móbile, onde atua há mais de vinte anos. Pela Fundação Santillana e Editora Moderna, é autor de livros didáticos aprovados sucessivas vezes no Programa Nacional do Livro Didático e presentes na vida de milhões de estudantes brasileiros de escolas públicas há mais de 15 anos. Sua experiência profissional transita pelo universo da literatura, da língua portuguesa e do teatro, sempre em diálogo com a educação pública e privada.

DIREÇÃO

Diretora Artística e Educacional

Inês Bogéa
É bailarina, documentarista, escritora e professora. Formada bailarina e professora (Royal Academy of Dancing), graduada em Filosofia (PUC-SP), doutora em Artes (Unicamp) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Diretora Artística e Educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM), além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. Autora dos livros infantis: O livro da dança; Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança, entre outros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD. É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança, veiculados entre 2019 e 2021 na Rádio CBN.

Diretor Administrativo-Financeiro

Pétrick Joseph Janofsky Canonico Pontes
É advogado, pós-graduado e Mestre em Direito pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). É pós-graduando em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor pela PUC/SP. Atuou por mais de 15 anos na representação e assessoria a entidades qualificadas como Organizações Sociais da Cultura, Fundações e outras Organizações da Sociedade Civil, abrangendo questões estratégicas como: imunidades, isenções e não incidências tributárias, participação em convocações e seleções públicas, contratações diretas, negociações de contratos administrativos, convênios, contratos de gestão, análise das fontes de receitas das entidades e dos meios jurídicos disponíveis para efetivá-las e protegê-las, patrocínios, prestações de contas, questões de direito autoral, contratos com fornecedores de bens e serviços diversos, entre outras. É também diretor administrativo-financeiro da ABRAOSC (Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura).

CONSELHO FISCAL

Presidente

Helio Nogueira da Cruz
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1977). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, membro de conselho da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, membro – Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e membro do conselho da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica e Desenvolvimento Econômico.

Membros

Iside Maria Labate Maiolini Mesquita
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1980) e em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Literatura Brasileira na FFLCH – Universidade de São Paulo (2018). Integrou a Comissão de direção do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento -CEBRAP (1995-1999) e da Cosac & Naify Edições Ltda (1999-2002). Trabalha como consultora financeira em pequenas e médias empresas desde 2003. Participou do Conselho Diretor e Fiscal – AAMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA CEUMA/USP (2003-2010).

José Carlos de Souza Santos
Possui Graduação em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, FEA/USP, em 1976 e Doutorado em Economia, também pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, FEA/ USP, em 1985. É pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), desde 1977 e Professor da Universidade de São Paulo, desde 1981. Possui experiência profissional no mercado financeiro. Tem como linha de pesquisa: Economia de Mercados Financeiros.

Eduarda Bueno (suplente)
Formada em Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Executiva financeira com 26 anos de experiência profissional em empresa multinacional. Nos últimos 10 anos atuou como CFO e Diretora Financeira da KPMG e KPMG Prev (Entidade Fechada de Previdência Privada). Anteriormente atuou na área de consultoria e auditoria em Big Four, atendendo empresas de grande e médio porte de vários segmentos, incluindo Capital Aberto, SEC e clientes internacionais. Atualmente é Diretora Financeira da Rudric e Associação Comunitária Despertar.

CONSELHO CONSULTIVO

Presidente

Flavia Regina de Souza Oliveira
É sócia do Mattos Filho desde 2008, responsável pela prática de Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Cultura. É graduada pela faculdade de Direito da USP, especialista em Direito Tributário pela PUC-SP e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas da FGV. É professora do Programa de Educação Continuada da FGV e professora do MBA Gestão de Negócios Socioambientais da USP em 2013. Em 2011 ganhou o prêmio Pro bono and Access to Justice do International Bar Association.

MEMBROS

Andrea Sandro Calabi, Dolores Prades, Eric Alexander Klug, Flavia Regina de Souza Oliveira, Flávia Kolchraiber, João Gabriel Pennacchi, Jorj Petru Kalman, José de Oliveira Costa, Leontina Gioconda Bordon, Ricardo Uchoa Alves Lima e Walter Appel.

ASSOCIADOS

Alexandra Olivares de De Viana, Ana Grisanti de Moura, Arnaldo Vuolo, Debora Duboc Garcia, Eduardo Toledo Mesquita, Elisa Marsiaj Gomes, Eric Alexander Klug, Eugênia Gorini Esmeraldo, Fernando José de Almeida, Gioconda Bordon, Henri Philippe Reichstul, Inês Vieira Bogéa, Jorj Petru Kalman, José de Oliveira Costa, José Fernando Perez, Luca Baldovino, Luciano Cury, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Maria do Carmo Abreu Sodré Mineiro, Rachel Coser, Ricardo Campos Caiuby Ariani, Ricardo Cavalieri Guimarães, Ricardo Uchoa Alves Lima, Rodolfo Villela Marino, Suzana Maria Salles França Pinto e Walter Appel.