“Concreto” é inspirado no livro “Tentativa de Esgotamento de um Local Parisiense”, de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permaneceu três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, anotando o que via. Com essa proposta transformou os acontecimentos cotidianos em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. A coreógrafa Ale Kalaf repetiu a experiência de Perec na cidade de São Paulo 44 anos depois, observando essa realidade que escapa. A partir dessa vivência, encontrou vieses possíveis para esboçar os contornos dessa relação entre os indivíduos e suas cidades e o lugar que essa cidade ocupa no interior de cada um. O caminho coreográfico escolhido não tem regras, cadência ou hierarquia. A proposta é trazer uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, ressignificando seus gestos e intenções. A movimentação foi construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional.
Sobre a companhia
Com mais de 20 anos de pesquisa, sob a direção de Ale Kalaf, a Cia Flamenca Ale Kalaf tem como principal característica o diálogo com outros artistas e outras musicalidades. Esses atravessamentos foram inspiração para a criação inúmeros espetáculos como “Con Alma”, “Afeto cap.1 – Lorca”, entre outros.
Sobre a coreógrafa
Ale Kalaf, em sua carreira de mais de 20 anos, concebeu, dirigiu e dançou em colaborações com artistas como Toninho Ferraguti e Grupo Luceros. Com sua companhia, dirigiu trabalhos como “A Borboleta e o Cubo de Vidro”, além de “Concreto”, considerado um dos 30 melhores espetáculos de dança de 2018 segundo a revista Bravo!