Sob direção de Jailson Lopes, “Aterrágua” integra a pesquisa do grupo em torno das corporeidades ribeirinhas e das identidades negro indígenas que fazem parte da constituição identitária da região do Vale do São Francisco. O espetáculo investiga modos de se mover contextualizando as realidades locais e foi desenvolvido a partir de pesquisas práticas no território quilombola da Ilha do Massangano e no território indígena Pankararu, ambos em Pernambuco, que são espaços de confluência de povos negros e indígenas. A companhia vem desenvolvendo trabalhos com essas comunidades há cerca de 10 anos.
Sobre a companhia
A Cia. de Dança do Sesc Petrolina (CDASP), com 29 anos de atividades, firma-se definitivamente como um espaço de formação em dança na região do Vale do São Francisco, desenvolvendo no interior do estado de Pernambuco um trabalho sistemático e ininterrupto em dança contemporânea. O ensino/aprendizagem propiciado pela CDASP tem sido responsável pela formação de artistas da dança - instrutores, bailarinos e coreógrafos - possibilitando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e contribuindo para formação de novos grupos de dança na região.
Sobre o coreógrafo
Jailson Lima é bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FACAPE). Licenciado em Artes Visuais pela CLARETIANO. Especialista em “Dança: Práticas e Pensamento do Corpo”, pela Faculdade Angel Vianna (FAV). Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e doutorando por esta universidade. É gerente do Sesc Petrolina. Professor de dança, diretor e produtor da Qualquer Um dos 2 Cia. de Dança. Curador da Mostra 14 de Dança, Aldeia Vale Dançar e Aldeia do Velho Chico.